BLOG - Com Art Expositores

Modelos de padarias brasileiras

No Brasil foram contabilizadas mais de 60 mil padarias no ano de 2017. Não só o pão francês dá o maravilhoso aroma a seus ambientes, muitas delas contam com a produção de produtos diferenciados, como croissants, bagels e diversos tipos de pães especiais de diferentes partes do mundo.

Os tipos de padarias
As padarias podem se aventurar na busca de oportunidades, por exemplo, entregando pães, sanduíches, doces e sucos frescos para escritórios no momento do lanche da tarde ou reuniões. As padarias por vezes se especializam em apenas um ou dois itens, como bolos de casamento ou pães caseiros preparados de acordo com padrões de excelência. Uma grande tendência no mercado, são as padarias especializadas em produtos de panificação para animais de estimação.

Padaria Artesanal
Em uma padaria artesanal, os produtos são feitos no local e vendidos diretamente para o consumidor final. Os principais produtos desse tipo de padaria são pães, bolos e em algumas, pâstries. Dentre as padarias artesanais destacam-se três tipos: boutique, serviço e conveniência, a seguir você pode conferir os diferenciais de cada uma delas.

Boutique
Pequenas, localizadas em regiões de alto poder aquisitivo e seu foco é em vendas de itens sofisticados, como pães artesanais, doces finos e produtos importados. Esse tipo de estabelecimento é conhecido muitas vezes por boulangerie (nada mais do que “padaria” em francês).

Boutiques de pães devem primar por refinamento e sofisticação, sempre com minimalismo. Por serem pequenas, muita informação em sua decoração pode não ajudar.

Uma boutique de pães deve oferecer mais do que simples pães, devem oferecer experiências no que se refere a velha arte da panificação.

Serviço
Padarias que oferecem serviços, como fast-food, confeitaria, festivais de sopas e afins, o que faz com que o espaço do estabelecimento seja bem maior, além de servir para atrair os clientes quando forem comprar o produto principal “o pão”, acabam sendo levados a adquirir outros produtos.

Conveniência
Normalmente localizada em postos de combustíveis, padarias estão presentes em nove de cada dez postos, isso porque a margem de lucro dos produtos destes estabelecimentos são bem maiores do que o do combustível propriamente dito. Além disso temos as padarias que se localizam em bairros residenciais e engloba variados tipos de produtos, como os encontrados em mercearias, por exemplo.

FONTE E MAIS INFORMAÇÕES: Zanotti Refrigeração

Blog